sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Método científico

Como dito antes, uma das ferramentas mentais mais básicas e práticas dos dias atuais é a 'metodologia científica'. O método consiste numa série de etapas lógicas para se formular uma teoria sobre o funcionamento de determinado fenômeno, e assim poder elucidar seus pormenores. Não serve só pros cientistas, mas também pra todo mundo que busca entender mais sobre algum acontecimento no mundo real e , você vai ver, serve pra você, principalmente quando chegar em um 'platô'. As etapas são as seguintes:

1- Observar um dado fenômeno e formular uma questão. 

ex,: O fenômeno: 'ganho de massa magra'. Questão: "como posso obter mais ganhos em massa magra?"

 É necessário, em praticamente todos os casos, para a otimização de todo o processo, que se varie somente um parâmetro e fixe todos os demais. Desta forma podendo avaliar os resultados pautado em toda gama de variáveis analisadas.

As variáveis/parâmetros mais básicos geralmente são:

- Intensidade do treino ( carga, tempo de descanso e tempo total)
- Alimentação ( perfil dos nutrientes e horários das alimentações)
- Descanso ( controle do stress e sono )

2-  Hipótese e predição.

A partir dos conhecimentos já obtidos formula-se a hipótese. Especifique uma pergunta hipoteticamente

ex.: " Comendo mais x de carne vermelha grelhada, ganho um determinado peso total em massa magra "

3- Testa-se.

 Coloca em prática conduzindo a experimentação de forma controlada , anotando todos os dados.

ex.: " mantendo o treino, comendo, no total 1 kg de carne vermelha por dia, resultou num ganho total de 2 kg em um mês, 1 kg de massa magra"

4- Análise e tratamento dos dados obtidos.

ex.: " Pelos dados dá pra obter o ganho em massa magra por kg de carne vermelha adicionada. Obtem-se assim o 'rendimento' "

5- Compara os resultados a Hipótese ( 2) .
Os dados corroboram a hipótese ? Sim; a hipótese é válida. Não; então não é, reformula-se nova hipótese ( passo 2) e continua as etapas seguintes.



Abaixo temos um fluxograma que exemplifica o passo-a-passo da metodologia científica, de forma um pouco mais detalhada que a antes mostrada



Mas como EU posso colocar esse método em prática no meu dia-a-dia?


Não diria para testar tudo pautado em nada, afinal você está lidando com seu corpo e pode causar problemas ao seu bem-estar. Mas dentro dos conhecimentos já estabelecidos e das teorias comprovadas é que se deve iniciar essas investigações. Essas bases te dão o LIMITE de como variar e em que se pautar. Exemplos:

>>> Sabendo mais ou menos o que deve comer . 1.0 a 4.0g de proteína por kg peso corporal, de 0, 500  ou mais kcal por dia, além das necessidades diárias, para melhorar ganhos.

>>> Como devo treinar. indo de alto volume (estilo GVT), passando pelo treino básico de Joe Weider a Blood and Guts ( do Dorian) indo HIT. Exercício na barra, maquina hammer, polia ou haltere...

>>> Como devo descansar. 7 a 10 horas de sono, evitando stress.

>>> Suplementos a usar. O que usar e quando usar.

>>> Uso de ergogênicos e termogênicos de diferentes classes.


Lembre-se: toda genética tem suas peculiaridades. Mesmo gêmeos não são completamente iguais. Portanto é preciso que se obtenha o caminho para os seus melhores resultados! Mas sem firulas, sem invencionices, ou acreditar em passes de mágica! Isso não existe. Comece pelo que já foi usado e vá modelando. Pesquise o básico, fique nele. Atinja o platô e parta, então, para a investigação de como melhorar SEUS ganhos.

Para os que ainda tem dúvidas, aqui vai exemplos de como formular sua pergunta; A sua pergunta pode ser ( para a etapa 1):

"Terei resultados melhores para peitoral com séries com mais cargas e menos repetições , ou com séries com carga ligeiramente menores e mais repetições"

"Treinos de recuperação que visam pump podem me ajudar a sair de um platô se alternados com treinos de intensidade?"

Sendo essas, por exemplo, suas questões como formularia as hipóteses, predições e os testes? Pensem nisso. Ou até melhor, PENSE no seu desafio atual! Formule a sua pergunta, os outros passos e pump it up!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário